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domingo, 25 de novembro de 2012

Atividade 3.2
 Da Teoria à Prática Atividade com a internet: Jornal Virtual Atividade: Jornal Virtual e Jornal Mural Dicas para os educadores Organize um jornal virtual em sala de aula, utilizando a tecnologia dos blogs. Esta experiência, multidisciplinar, pode ser muito rica e interessante! Utilizar a Internet como instrumento educacional é acompanhar uma nova maneira de relacionar-se com a informação e o conhecimento. Aliar a Internet e o Jornal numa única atividade pode ser ainda mais proveitoso. Uma das vantagens deste trabalho é promover o trabalho em grupo, aproveitando potenciais diferentes para produzir uma obra coletiva. Além disso, quando se tem um número pequeno de computadores para um grande número de alunos, uma atividade em grupo pode ser mais proveitosa. Criando um jornal virtual para a sua turma de alunos, você estará ainda descobrindo meios de utilizar a Internet não apenas como espaço de pesquisa escolar, mas também como um ambiente onde é possível trocar ideias, formar comunidades, agrupar interesses e produzir novos conhecimentos. Na atividade que sugerimos aqui, está uma proposta para a elaboração de um jornal virtual e de um jornal mural. Nada impede que somente uma das duas propostas seja desenvolvida, no caso da escola não contar com acesso à internet. Os blogs como tecnologia para a criação de um jornal virtual Os blogs foram criados com a função de “diários virtuais”. A empresa que os inventou, nos Estados Unidos, o utilizava para atualizar informações de um projeto que estava sendo realizado por um grupo. A tecnologia ficou tão fácil que permitia que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos técnicos, pudesse manter atualizados conteúdos em seu próprio site na Internet. Os blogs se difundiram e vêm sendo utilizados no mundo todo para os mais diversos fins, sendo o mais comum o de diários pessoais. Nesta nossa proposta, utilizaremos os blogs como ferramenta para a criação de um jornal virtual, com fins pedagógicos, sob a iniciativa e coordenação de professores. Saiba mais sobre os blogs e o jornalismo consultando as informações que reunimos em nosso.
 Descrição da Atividade: - Recomendado para os alunos do Ensino Fundamental (2º segmento) e Ensino Médio - Áreas contempladas: Português, História, Geografia, Artes Objetivos:
- Refletir sobre o papel do jornal na vida dos cariocas da época da Av. Central até os dias de hoje; -
Observar a mudança de linguagem e enfoque ao longo dos anos; -
 Desenvolver a expressão escrita ao exercitar diversos tipos de construção de texto, seus elementos e gêneros; -
 Promover a leitura, a compreensão e a interpretação de texto; -
Observar a diferença da construção de texto entre os vários meios de comunicação, em especial o jornal impresso, o jornal mural e a Internet; -
 Exercitar o uso da Internet como fonte de pesquisa, respeitando seus limites e sua linguagem característica; -
Desenvolver o trabalho em equipe, onde cada aluno exerce uma função e é responsável pelo resultado final da obra (o jornal é uma obra coletiva); -
 Exercitar a pesquisa de informações a partir de diversas fontes, a relação com as fontes vivas e o conceito de direito autoral.
 Material Necessário para elaboração do jornal mural: - Papéis de grandes dimensões - Canetas coloridas de ponta grossa - Tesouras - Cola - Fita crepe - Revistas velhas. Materiais para elaboração do jornal virtual: Computadores com acesso à internet Fontes de pesquisa: - Salas de Leitura - Periódicos (jornais, revistas) - Internet - Comunidade escolar Estratégias:
1) Divisão das equipes Dividir o grupo em equipes de cerca de cinco integrantes, sendo que duas equipes devem fazer o papel de equipe articuladora (uma articuladora do jornal virtual e outra do jornal mural).
2) Criar o seu jornal virtual utilizando a tecnologia dos blogs Cada blog pode ser uma editoria do seu jornal! Como professor, você pode criar um blog que tenha os destaques dos blogs de seus alunos, tornando-o a "capa" do jornal. Divida sua turma em grupos. Cada grupo deve eleger uma editoria (p. ex., música, esportes, cultura, tecnologia, games, histórias...) e um editor responsável que deverá criar um blog. Os outros alunos podem ser pesquisadores, repórteres, redatores, fotógrafos, ilustradores. Reunião Editorial Em primeiro lugar, os grupos devem fazer uma “reunião editorial” e definir, de comum acordo, as seguintes questões: •
 Público-alvo: para quem escreveremos esse jornal? Quem serão as pessoas que lerão estes conteúdos que produziremos? Qual a idade delas? Qual a formação delas? Qual a sua posição social, cultural? Que língua elas falam? Onde moram? Sobre o que se interessam? Lembre-se que, na Internet, não existem fronteiras geográficas: pessoas do mundo todo podem se interessar pelo assunto que está sendo escrito aqui no Brasil, ler e comentar os nossos textos. A única coisa que distancia as pessoas, em se tratando de Internet, não é onde elas moram, mas que língua elas falam. Considerando-se o público, qual a linguagem que devemos utilizar em nossos textos? • Periodicidade: faremos uma primeira “edição”. De quanto em quanto tempo nos comprometeremos em atualizar nosso jornal? •
 Temática: a nossa proposta é que a sua turma comece pela temática do Rio de Janeiro na Época da Avenida Central. Os enfoques podem ser muitos. Veja alguns exemplos: ▪ Como era a vida na época em que a Avenida Central foi construída? ▪ Quais eram os jornais daquela época? Sobre o que eles falavam? ▪ Quem eram as pessoas que circulavam na Avenida Central do início do século passado? Como elas se vestiam? Com o que elas se preocupavam? Como era o trabalho delas? ▪ Como é a Avenida Central hoje? O que está acontecendo na Avenida Central que conhecemos hoje? Quais são os prédios históricos que ainda sobrevivem?
3) Escolha dos temas que irão compor o jornal Realizar uma reunião para apresentação dos temas escolhidos pelos alunos e escolher um nome para o jornal. Se a escola tiver computadores conectados essa reunião pode acontecer através de um chat. É nessa fase do processo que também se deve discutir o prazo para entrega do material. Ensine os seus alunos a fazer uma reunião de pauta: o que vão tratar na primeira edição? Faça com que o editor defina enfoques e distribua tarefas, determinando prazos. Explique o conceito de periodicidade e atualidade.
4) Busca de informação Entrar em sites de busca e, através de palavras-chave, buscar informações relativas ao tema. Procurar também informações na biblioteca escolar, periódicos, CD Rons e, se possível, por meio de entrevistas e questionários. Ao buscar informações na Internet, vive-se um bom momento para discutir as questões de autoria e direitos autorais. Veja texto anexo relacionado a esse assunto. Dica: para afunilar uma busca na Internet, utilize palavras-chave entre aspas.
5) Equipe de articulação Enquanto as equipes elaboram os artigos, as equipes de articulação elaboram o editorial que também deverá sofrer o processo de análise crítica. O editorial expressa a opinião do jornal. Saiba mais sobre as funções de um editorial no material de apoio sobre estilos e gêneros. Aproveite para mostrar, no jornal de sua cidade, onde estão as editorias, os artigos e as matérias jornalísticas. Observe, com seus alunos, as diferenças entre os textos.
 6) Análise crítica dos textos A troca dos textos entre os grupos é fundamental para estimular a produção e melhorar a qualidade dos textos.
 7) Caso todos tenham acesso à Internet As equipes deverão trocar os textos por e-mail. Cada equipe pega o texto de outro grupo, faz uma leitura crítica, aponta possíveis erros gramaticais, pede mais informações e contribui com opiniões e dicas bibliográficas. Caso não tem acesso à internet, a troca deve acontecer pessoalmente.
8) Reelaboração dos textos As equipes recebem o texto que elaboraram de volta, fazem a leitura das contribuições e iniciam a reestruturação do texto, acolhendo às modificações que acharem pertinentes. Com o texto pronto, elaboram um título para a matéria e uma chamada para publicação no jornal.
9) Publicação do material Algumas equipes deverão publicar seu artigo na internet e outras montar um painel para compor o jornal mural.
10) Equipes que publicarão na Internet Um espaço simples para publicação são os blogs (www.blog.com.br, www.blogger.com /www.comunidadedigitaltelemar.org.br Quando se cria um blog, a equipe recebe um endereço WWW que deverá ser entregue à equipe de articulação do jornal virtual com o título da matéria e a chamada.
11) Equipes que montarão um jornal mural Cada equipe deverá usar um papel de grandes dimensões, escrever a reportagem e fazer uma composição com imagens recortadas de jornais e revistas. É interessante utilizar recursos, como canetinhas e tintas, para se ter uma interessante arte final. Cada equipe deve entregar seu painel à equipe de articulação do jornal mural com o título da matéria e a chamada. Observe, com sua turma, as características do texto para o jornal mural: ele deve poder ser lido rapidamente, pois o leitor estará em pé à sua frente! Sendo assim, deve ter uma linguagem especialmente objetiva e direta. As frases devem ser curtas.
12) Equipe de articulação do jornal virtual Esta equipe deve criar um blog de abertura que dará link às demais matérias. Neste blog deverá ser colocado o nome do jornal, escolhido pelo grupo durante o chat, o editorial, título das matérias, chamada e link para cada uma delas.
13) Equipe de articulação do jornal mural Cria um painel com as mesmas informações apresentadas acima que compõem, com os demais painéis, um jornal mural.
14) Discussão final O processo de construção do jornal é muito rico porque propicia aprendizagem, integração do grupo, além de ser uma atividade estimulante. É interessante que ao término dos trabalhos se faça uma reflexão para avaliação do processo. 

Atividade 3.1
As diferentes concepções da palavra currículo derivam dos diversos modos como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afetam e se fazem hegemônicas em um dado momento. Diferentes fatores socioeconômicos, políticos e culturais têm contribuído, assim, para que currículo seja entendido como: (a) os conteúdos a serem ensinados e aprendidos; (b) as experiências escolares de aprendizagem a serem vividas pelos alunos; (c) os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais; (d) os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino; (e) os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização. 
 O que é currículo? O entendimento sobre currículo é pautado em toda a ação que ocorre no meio/contexto educacional. Não podemos compreender o mesmo somente como grade de conteúdos que focalizam um direcionamento do que ensinar. Currículo vai além do pensar o que ensinar, assim como de que forma ensinar. O Currículo estar presentes nos mais distintos processos educativos, sendo assim, algo complexo e dinâmico, onde se processa por meio da construção social. Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo? No cenário atual as novas tecnologias surgem cotidianamente, pensando neste avanço é preciso não somente conhecê-la, mas sim, integrá-las ao currículo tendo em vista a função educativa da escola que deverá primar pelo conhecimento de forma globalizado não dissociado do contexto tecnológico vigente. Não basta aplicar novas tecnologias, é preciso integrá-la ao currículo tendo em vista a natureza e a função do processo educativo na escola. Neste processo a tecnologia surge como uma forma de renovação nas práticas educativas, que pouco tem mudado, sendo que esta educação atual trás resquícios de uma prática tradicional e cansativa. As contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo são inúmeras, porém, limitadas por falta de conhecimento por grande parte dos educadores, já que os mesmos não conseguem acompanhar tais avanços. A tecnologia por si só não faz a mudança, necessita da ação humana para tal. Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo? De acordo com a leitura dos artigos propostos, percebe-se que a integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças no processo educacional, onde este se articula com a ação docente e discente. Para que essas mudanças se concretizem faz-se necessário que haja a compreensão acerca do currículo o qual se propõem executar. É necessário também que haja o conhecimento das tecnologias a serem utilizadas, pois não se pode ensinar algo que é desconhecido. Assim sendo, não podemos articular tecnologias ao desenvolvimento do currículo se não houver o entendimento de ambos dentro do processo em que se desenvolve, necessitando de objetivos claros e bem definidos. Pois, esta articulação é uma construção humana. Como desenvolver projetos no âmbito do currículo? O desenvolvimento de projeto no processo educacional é de grande relevância, porém, a maioria dos educadores pouco utiliza este mecanismo para programar suas aulas, haja vista, que este(projeto) requer por parte dos professores disponibilidade de tempo e dedicação para executar tais projetos com seu alunos. Neste sentido, cabe destacar que o desenvolvimento de projeto é de fundamental valai para que o processo ensino-aprendizagem se concretize com uma maior eficácia, não esquecendo que o currículo se apresenta de formas diversas e que está atrelado em todos os aspectos escolares vigentes. Como é de conhecimento de toda a forma de ensinar por meio de projetos é muito produtivo, sendo que este requer um planejamento articulado entre os diversos saberes das áreas do conhecimento, assim como uma renovação pedagógica, interligado ao cotidiano dos educandos e ampliando-se ao aspecto globalizado e mutável. 

Ativ. 2.10
Wikipédia e Wikicionário A Wikipédia é um espaço muito interessante e criativo, de fácil acesso, é uma super enciclopédia on-line, onde pessoas e comunidades de todos os lugares do mundo utilizando o idioma de seu País, podem ser colaboradores voluntários. Todos podem acessar o espaço e utilizar-se de suas informações para pesquisas, desde que sejam respeitados e preservados os direitos de cópia e modificações. Todas as pessoas podem não apenas ler o conteúdo, mas também modificá-lo, acrescentando retirando, ligando outros documentos, reformatando, traduzindo e corrigindo seus verbetes. Existem pessoas responsáveis que sempre estão preocupados com a qualidade do espaço, corrigindo quando necessário, são jornalistas, professores e outras pessoas preocupadas em colaborar com a aprendizagem daqueles que acessam esse espaço, que é coletivo. O Wikicionário é semelhante a Wikipédia, porém é um espaço mais recente e dá mais espaço para a colaboração e postagem de conteúdos. É um material com bastante semelhança a Wikipédia. O Wikidicionário e a Wikipédia são espaços semelhantes com o mesmo objetivo, pois oferece espaço para os internautas pesquisarem e também para colaborarem através de seus registros.
Atividade_2_1.2_2;2.3;2.4 Hipertexto Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia” [carece de fontes], que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta. Na Wikipédia já se tem uma noção de hipertexto, além de observar os links, o texto nos fornece informações detalhadas sobre a leitura. Além de ler o tema central, pode-se ir por links ou não. Para quem vai usar pela primeira vez é fácil de se perder, mas aprende-se muito ao ler vários detalhes no referido texto que se escolheu.


Atividade 1.3
O Professor Dr. Ladislau a priori fala de Educação e tecnologia no contexto brasileiro 
onde para ele deve-se partir de um ponto mais amplo,
 pois a densidade de conhecimentos esta cada vez mais veloz. 
Então quando se fala na questão dessa nova tecnologia
 ou esse novo conhecimento na escola
, imagina-se então,as dificuldades que os professores tem ao próprio 
acesso a esses novas ferramentas,
 para que possa transmiti-los aos seus alunos. Ele vai mais adiante, 
quando diz que não se trata de apenas mudar o currículo escolar, 
mais repensar a escola e a educação num sentido 
mais amplo uma escola menos lecionadora e
 mais organizadora de conhecimentos e articuladora
 dos diversos espaços do próprio conhecimento. 
“Estamos diante de uma bela demonstração de que a modernização da educação
 é séria demais para ser tratada somente por técnicos.
 É um caminho interdisciplinar e a aliança da tecnologia com o humanismo é indispensável
 para criar uma real transformação. (...) 
Em síntese, só terá sentido a incorporação de tecnologia na educação 
 como na escola, se forem mantidos os princípios universais que regem a
 busca do processo de humanização,
 característico caminho feito pelo homem até então”. (RENATO, Eduardo José.
 Informática e educação, 1997,05).
 “A importância da reforma dos sistemas educativos é apontada 
pelas organizações internacionais
 como uma prioridade na preparação dos cidadãos para essa sociedade pós-moderna.
 Não é à toa que a introdução das novas tecnologias digitais na educação
 apresentou mudanças para a dinâmica social, cultural e tecnológica.” 
ATIVIDADE  2         
   Não se pode continuar a pensar que incorporar 
os novos recursos da tecnologia na educação 
 seja uma garantia, pura e simples, de que está se fazendo uma nova educação
, é preciso,porém que a escola exerça o papel de modificadora dos mitos
 e mentalidades e 
que trabalhe na formação dos professores, para que essa incorporação
 não se dê como instrumentalidade
como uma pura e simples introdução de novos elementos e
 sim como integradora efetiva entre a educação e esses meios,
 tornando-se presente e participante da construção dessa nova sociedade,
 não como resistente aos velhos valores em declínio ou
 como mera espectadora acrítica dos novos valores em ascensão e
 sim como enriquecedora do ambiente educacional,
 propiciando a construção de conhecimentos por meio de
 uma atuação ativa, crítica e criativa. 

Atividade 1
QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ ?
Hoje com a globalização, é necessário que nós educadores mudemos o nosso perfil, pois precisamos estar sintonizados com os recursos informatizados. Nós profissionais da educação precisamos de informações generalistas e abrangentes, necessitamos trabalhar com os alunos a formação da consciência além da disciplina especifica. Ser professor e aprendiz é estar constantemente atualizando-se, aprender a aprender, apropriar-se das tecnologias disponíveis, para que possamos formar cidadãos autônomos. Sendo assim precisamos estar sempre motivados a buscar novas metodologias de ensino contextualizando as informações, não bastando somente ter acesso a informação, mas saber buscá-la nas diversas fontes e saber também transformá-las em conhecimentos, levando o indivíduo a resolver problemas da vida pessoal e profissional. Para isso, devemos nos sintonizar com o mundo, e isso só é possível se nós educadores formos simultaneamente mestre e aprendiz. É necessário buscar um entrosamento maior com as tecnologias existentes na escola, utilizando – as nas atividades diárias com alunos, procurando ensinar e aprender , pois a troca de conhecimentos é muito importante na prática pedagógica. Buscar atividades diferentes que desperte o interesse dos alunos e que eles se sintam a vontade para colocar suas idéias e sugerir atividades Sempre quebrar a rotina de sala de aula, levando-os para assistir um vídeo, filme, documentários, experiências, já previamente discutidas com os próprios alunos, buscando sempre o que mais lhes interessam. Ser professor e aprendiz hoje, não é fácil, pois esbarramos em uma série de dificuldades. As escolas públicas não oferecem condições dignas de trabalho e nem salários adequados para que o professor possa desenvolver um trabalho de qualidade e tão poucas condições de estar constantemente atualizando- se, aperfeiçoando-se e adequando-se as novas tecnologias que avançam a cada dia de maneira espantosa. É um desafio, e desafio estão aí para serem superados, não posso cruzar os braços, vendo as coisas acontecerem, preciso também fazer acontecer. 

Atividade 1.2 E-Proinfo
Reflexão sobre a necessidade de continuar aprendendo e sobre sua postura diante das novas   tecnologias.

Todos nós, professores, alunos ou não temos uma grande necessidade de continuar aprendendo, pois, o ser humano é um ser pensante e à todo momento está sempre estimulado    a          aprender         algo. Estamos sempre passando por transformações e recebemos uma gama de informações através de várias tecnologias disponíveis, que vão eliminando barreiras das distâncias entre os povos existentes no mundo, nos conduzindo a novos processos de aprendizagem, nova forma de relacionar, pensar, viver e de interagir com pessoas e com o mundo.
Atualmente nós professores temos que ficar de olhos abertos, pois, se não prepararmos bem as nossas aulas utilizando e aprendendo mais e mais com novas tecnologias, nossos alunos nos darão um banho de informações antecipadamente, pois muitos deles já têm computador em casa e buscam na internet informações em tempo real e às vezes ainda não temos conhecimento, por não saber usar a máquina ou não temos tempo de navegar para descobrir o que está passando no Brasil e no mundo.
É muito comum haver um uso mais efetivo das novas tecnologias através da Educação à Distância em Curso Superior para pessoas que já passaram pelo Sistema Educacional Formal e já conquistou autonomia para um estudo mais individualizado e           no        seu      próprio            ritmo. Nós professores atuantes no Ensino Fundamental, temos que mudar nossa postura e aprender com as novas tecnologias, pois elas vão nos ajudar a dar aulas diferentes e mais interessantes, através do computador, data show, televisão, vídeo, etc. Não devemos usar essa tecnologia somente em aspectos técnicos temos sempre que valorizar os aspectos pedagógicos, onde ela vai auxiliar o professor em suas atividades, tornando-as prazerosa e estimulante dentro e fora da sala de aula.
Enfim, devemos continuar aprendendo cada vez mais sobre novas tecnologias para podermos repassar e ensinar aos nossos alunos a utilizá-las com eficácia e segurança.