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quarta-feira, 28 de julho de 2010

Educar.....

Educar significa extrair sementes de dentro, desenvolver a capacidade, ter uma meta dentro de si. Educação, portanto, é caminho e processo; é a busca do bem, querer-se e do querer bem. É extrair reflexões, é pensar, raciocinar, refletir. Pensar no que vê, observar, ouvir, sentir, experimentar. Por conseqüência, é preciso sair de si e estar com o mundo, o outro consigo, com o ser superior e assim, descobrir-se. Ao descobrir-se, o pensar vai educando o sujeito. O objetivo da educação é o amadurecimento humano, tanto por dimensão psicológica, quanto ontológica. A educação é um processo específico, não se confunde com outros processos, embora, necessite deles para alcançar seus objetivos. Os mais importantes são: a libertação, a personalização e a socialização, que, através da emoção nos da idéia de caminho e de um desenvolvimento progressivo, alguma coisa que vai se fazendo às apalpadelas, ou seja, tateando aos poucas, gradualmente. Por isso, a educação, de um modo geral, é vista em longo prazo, pois, ao mesmo tempo a gente percebe a presença de uma meta, de um ideal, um amadurecimento a atingir: A liberdade, a construção da pessoa, a relação social.
O saber se faz através de uma superação constante. Educar é estar atento às possibilidades do que aos limites. Estimular o desejo de aprender, de ampliar formas de perceber, de sentir, de compreender, de comunicar-se. Apoiar o estado de prontidão para aprender dentro e fora da escola, em todos os espaços do nosso cotidiano, em todas as dimensões da vida. Estar atento a tudo, relacionando tudo. Conectar sempre o ensino com a pessoa do aluno, com a vida do aluno, com a sua experiência.Educar é procurar chegar ao aluno por todos os caminhos possíveis; pela experiência, pela imagem, pelo som, pela representação (dramatização, simulação), pela multimídia. É partir de onde o aluno está, ajudando-o a ir do concreto ao abstrato, do imediato para o contexto, da vivencia para o intelecto, integrando o sensorial, o emocional e o raciocínio. O emocional é um componente fundamental da compreensão do ensino. Ensinar e aprender depende do educador e do educando, é um processo compartilhado. O educador coordena, sensibiliza, organiza o processo, que vai sendo construído em conjunto com as habilidades e tecnologia possível para cada grupo, de forma participativa. É um processo baseado na confiança, na comunicação autêntica, na interação, na troca, no estímulo, com normas e limites, mas, sempre enfatizando o incentivo. É importante sermos professores, educadores com um amadurecimento intelectual, emocional e comunicacional que facilite todo o processo de organização da aprendizagem, pessoas abertas, sensíveis, humanas, que valorizem mais a busca que o resultado pronto, o estímulo que a compreensão, o apoio que a crítica, capazes de estabelecer formas democráticas de pesquisa e de comunicação.
Necessitamos de pessoas autônomas na educação e comprometidas com a modificação das estruturas arcaicas, autoritárias do ensino, pessoas livres, autônomas ou em processo de libertação, podem levar a uma educação para liberdade, podem educar para autonomia, podem transformar a sociedade. Só pessoas livres merecem o diploma de educador. Essa é a minha filosofia de educação, , é preciso amar tanto na profissão quanto no pessoal, é questionar, buscar novos sentidos e novas interpretações; ser livre, ser necessário, ser útil, ser feliz, ajudar, tentar transformar esse mundo num mundo melhor, através da educação, integrando-a a uma filosofia, a um modo de pensar, sem preconceitos, jovem, humana, culta, com responsabilidade, procurando a cada dia ser melhor enquanto educador, enquanto gente.

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