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quarta-feira, 28 de julho de 2010

A Literatura Infantil e seu poder de formar leitores.

Márcia Cristina da Silva Souza

Resumo:
Este artigo vem mostrar a importância da Literatura Infantil em desenvolver a criatividade, os sonhos da infância; tem o poder de suscitar o imaginário, responder a tantas perguntas, ampliar o mundo da criança. A Literatura é ímpar, não só como uma forma de leitura, mas como uma obra de arte compreensível para a criança como nenhuma forma o é, como acontece com toda grande arte; o significado mais profundo será diferente para cada um. A criança extrairá significados, dependendo de seus interesses e necessidades do momento. A Literatura conserva as crianças para a infância sem forçar a natureza, sem provocar o amadurecimento artificial desse fruto delicadíssimo que é a alma infantil. Quanto mais oportunidades tenham de ouvir, ver, sentir leituras alheias, maior será o desenvolvimento da leitura e da escrita, pois é através da Literatura que a criança se relaciona com o mundo.

Palavras Chave: Literatura. Fantasia. Criatividade. Instrução. Desenvolvimento. Amplitude.

Abstract:
This article has shown the importance of Children's Literature to develop the creativity, the dreams of childhood, has the Power to stir the imagination to answer many questions, expand the world of the child. The literature is unique, not only as a way of reading, but as a work of art comprehensible to the child as any form is, as with all great art, the deeper meaning Will be different for each. The children draw meanings, depending on their interests and needs of the moment. The literature keeps the children without forcing children to nature, without causing the artificial ripening of fruit is extremely sensitive to the soul children. The more opportunities they have to hear, see, feel extraneous readings, the greater the Development of reading and writing, it is through literature that the child relates to the Word.

Keywords: Literature. Fantasia. Creativity. Instruction. Development. Amplitude.

Introdução

Um sonho... Um sonho de manter acesa a chama vibrante, intensa e colorida da infância. Um tempo marcado pelo encantamento da atmosfera onírica que rege a primeira e mais importante fase de nossas vidas. Uma marca singular, rica, pessoal e intransferível. Período que representa uma galáxia em meio a todos os outros milhões de sistemas escolares produzidos pela fértil imaginação infantil, imaginação livre de preconceitos, negativismo e de limitações. A pureza, a ousadia, o espírito quase selvagem dos primeiros anos nos marca de forma indelével por toda a existência... É como se o período fosse comandado pelo ritmo de um relógio e os ponteiros marcam diversão e alegria... Um tempo com cheiro, gosto, cor e som; continuamos perseguindo de forma consciente ou inconsciente por toda a vida. Cabe a nós, estarmos conscientes da importância da Literatura, é nosso papel de amparar, reerguer, reavivar os sentimentos, valores e atitudes que poderão renovar a confiança em dias melhores. Várias são as formas de reconduzir o barco da Literatura na direção do sucesso da aventura humana, uma delas é lançando um olhar mais atento às grandes histórias, de modo a aprender seus ensinamentos com maior competência.
Neste trabalho, procuramos mostrar a Literatura em suas origens, seu conceito e o que alguns teóricos falam sobre o assunto, apontando caminhos que tornem essa viagem mais segura, fazendo da Literatura um elo permanente inquebrantável entre a razão e emoção, determinando o equilíbrio necessário às realizações da vida, afinal quem não deseja manter no coração e na mente o enredo mágico das histórias encantadas?
De um modo geral, as obras literárias têm como uma de suas peculiaridades a capacidade de romper a barreira do tempo e do espaço, preservando uma impressionante atualidade. Os grandes clássicos da Literatura, pó exemplo, recebem essa denominação por retratar em suas narrativas, grandes questões universais com a habilidade, o talento e a sensibilidade de seus autores. Artífices da palavra, eles nos deixaram, nas fascinantes histórias que escreveram belíssimas lições de vida. Textos que nos ensinaram a cada leitura algo novo e essencial ao nosso crescimento e amadurecimento.
Com maestria, escritores e escritoras constroem poemas e personagens abordando temas que despertam o interesse, a curiosidade e as emoções diversas no homem. Emoções vivamente descritas com genialidade e perspicácia desses especialistas em observar os mistérios da alma.


O que é Literatura Infantil?Qual sua importância na vida da criança?.

A Literatura infantil demarca um conjunto de produções literárias a toda e qualquer manifestação do sentimento ou pensamento por meio de palavras. Define – se não apenas pelo texto resultante dessa manifestação, mas também por se destinar a um determinado público, o qual tem da sua parte, características específicas; pertence a uma faixa etária; uma estimulação familiar, uma relação com o mundo da escola e um convívio com a sociedade, ou seja, trata-se de uma criança que ainda não ultrapassou uma situação que, se é temporária ou provisória, não deixa de se mostrar importante.
Uma maneira de compreender o mundo é através da Literatura infantil, sua função é exatamente fazer com que a criança tenha uma visão ampla do mundo que a rodeia, tornando-a mais reflexiva e crítica, frente a realidade social que vive e atua, desenvolvendo seu pensamento organizado. A Literatura infantil tem o poder de suscitar o imaginário, de responder dúvidas em relação a tantas perguntas, de encontrar novas idéias para solucionar questões e instigar a curiosidade do pequeno leitor.
Como escreve Abramovich (1991, p17) “É uma possibilidade de descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos”. Nesse processo ouvir histórias tem uma importância que vai muito além do prazer proporcionado, ela serve para a efetiva iniciação das crianças na construção da linguagem, idéias, valores e sentimentos, aos quais ajudará na sua formação como pessoa.
Malamut (1960, p6), enfatiza que, “... lidas ou contadas, as histórias constituem-se em generoso processo educativo, pois ensinam recreando, dando a criança os estímulos e motivações apropriadas para satisfazer suas tendências, seus interesses, suas necessidades, seus desejos, sua sensibilidade.
O gosta pela leitura vem de um processo que se inicia no lar. Mesmo antes da aprendizagem da leitura, a criança aprecia o valor sonoro das palavras. Aprende a gostar do livro pelo afeto, quando a mãe canta ao embalar o berço, ou narra velhas histórias aprendidas pelos avós. Sobre esse ponto observa Silva (1994 p 12): “... É tão importante o papel de quem convive com a criança, pois é, sobretudo, através do afeto que a criança se desenvolve e aprende.” Observando-se o comportamento da criança, fica evidente a sua capacidade de inventar histórias, por isso, a necessidade do professor oportunizar de expressar suas idéias. Neste contexto, o papel do educador, é de assumir o compromisso com o livro, tendo o hábito de contar histórias, despertando a curiosidade pelos misteriosos signos da escrita, desafiando-os, encorajando-os, solicitando-os, provocando-os, para que essas criem suas hipóteses, abrindo as portas para o universo da leitura, em que a criança irá livremente penetrar guiadas por suas preferências.
Para confirmar isso Rego (1998, p 60), diz que: “... Um contato diário com atividades de leitura e de escrita, a alfabetização será transformada num processo ameno e descontraído, evitando-se as atuais rupturas existentes na prática pedagógica, entre a preparação para a alfabetização e a alfabetização propriamente dita. “A presença de livros na sala de aula é fundamental para as crianças; por isso, a necessidade do professor em organizar em um recanto em sua sala de aula, onde os livros fiquem a disposição das crianças, para que elas possam manuseá-los sempre que desejarem, tendo contato desde cedo com o mundo letrado.
A literatura, enquanto universo ficcional é um elemento importante na autoconstrução do indivíduo, percebemos que faz parte de um universo que oferece as coisas prazerosas de forma material e pronta para usá-las, vinculadas a estímulos e incentivos externos, conhece e compreende apenas aquilo que é muitas vezes castradas e limitadas sem condições para desenvolver a percepção, a sensibilidade, a fantasia e a criatividade. Todos os subsídios estimuladores oferecidos pela Literatura infantil poderão ser anulados se, na sala de aula, o texto literário e/ou história forem submetidos a uma prática pedagógica que não dê possibilidades para sua avaliação sobre leitor. O professor evidentemente necessita estar preparado para cumprir sua função de intermediário entre criança e o livro e/ou a história.
A necessidade de ler, segundo Cagliari (2001, p. 173) afirma que: “... Leitura e cultura, mas é a cultura que explica que muito do que se lê, não apenas o significado literal de cada palavra de um texto. “Uma pessoa que não conhece uma cultura, tem dificuldades em ler textos produzidos por ela, para adquirir os conhecimentos dessa cultura”.
Esse impasse é maior quando se começa aprender a ler. Os alunos de culturas diferentes, mesmo vivendo numa mesma cidade e colocados numa mesma sala de alfabetização, reagem de maneiras diferentes aos textos que lhes são apresentados. Ensinar hoje a leitura e escrita é desenvolver habilidades de ler, compreender, interpretar diferentes tipos de gêneros de textos, escritos em diferentes modalidades de língua, formal, informal, de interagir com diferentes portadores de textos: habilidades de escrever diferentes textos que as práticas sociais de escrita exigem de nós.
Criar oportunidades para que os alunos descubram o prazer da leitura e da escrita, não obrigá-los a ler, porque isso irá desmotivá-los, fazendo com que eles apreciem de um modo como eles vêem a música.

Um comentário:

  1. Oi márcia, gostaria de citar seus textos em meu tcc.Por favor entre em contato comigo:prohelem@hotmail.com
    agradeço

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