Bem-Vindos!!!......

A escola e a tecnologia


A escola e a tecnologia
     A escola, na atualidade, está totalmente despreparada para lidar com os novos saberes produzidos pela tecnologia. A razão maior é a “velha pedagogia”, muito alienada, voltada para o século passado. Por conta disso, os professores são leigos no assunto, quando não, resistem bravamente. Olhando bem, alfabetizar as crianças como ainda fazemos (ler, escrever e contar) é algo atrasado porque os textos do século XXI são centrados na imagem e na imaginação, não no impresso.
    As tecnologias não são apenas instrumentos de alfabetização. São, elas mesmas, alfabetização. Não se pode andar mais rápido que o tamanho das pernas. Estamos muito atrasados, mas não dá para sair correndo.
Temos, pois, que começar a colocar esta questão no ar e a fazer experiências adequadas (por exemplo, escolas de tempo integral tecnologicamente correta ). A questão maior, entretanto, é preparar os professores.
     A verdadeira inclusão digital é aquela feita pela via da alfabetização, que demanda professores a cavaleiro do desafio tecnológico. É um desafio sem tamanho: não conseguimos sequer alfabetizar bem no tradicional, imagine no virtual! Entre nós ainda pedimos três anos para alfabetizar uma criança. Um absurdo sem nome, porque toda criança, mesmo muito pobre, alfabetiza-se bem em um ano (E. Grossi diz que isto se faz em três meses!).
     O melhor caminho para promover a inclusão digital dos docentes é uma nova pedagogia, tecnologicamente correta, que tenha como objetivo inserir, definitivamente, a aprendizagem virtual na vida do professor.
      A escola, enfim, precisa sacudir-se para não ser tragada pelas novas tecnologias, porque estas vieram para ficar.
     A escola, na atualidade, está totalmente despreparada para lidar com os novos saberes produzidos pela tecnologia. A razão maior é a “velha pedagogia”, muito alienada, voltada para o século passado. Por conta disso, os professores são leigos no assunto, quando não, resistem bravamente. Olhando bem, alfabetizar as crianças como ainda fazemos (ler, escrever e contar) é algo atrasado porque os textos do século XXI são centrados na imagem e na imaginação, não no impresso.
As tecnologias não são apenas instrumentos de alfabetização. São elas mesmas, alfabetização. Não se pode andar mais rápido que o tamanho das pernas. Estamos muito atrasados, mas não dá para sair correndo.