Bem-Vindos!!!......

sábado, 15 de setembro de 2012




Projeto Histórias Infantis


HISTÓRIAS INFANTIS
                                       Márcia Cristina da Silva Souza
- Objetivos:
• Conhecer diversas Histórias infantis;
• Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos;
• Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo;
• Desenvolver habilidades sociais;
• Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
• Enriquecer e ampliar o vocabulário;
• Intervir, posicionar, julgar e modificar subvenções sociais;
• Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio;
• Criar atitudes desejáveis;
• Permitir a livre expressão. - Formulação dos Problemas:
• Quais são as leituras que vocês preferem: gibis, livros de histórias, histórias em quadrinhos, poemas, etc.?
• Vocês sabem alguma história?
• Vocês lêem jornais ou revistas? Quais?

- Tempo da Atividade: 36 horas (módulos de 3 horas)

-Material:
Para as oficinas: usar material reciclado como retalhos de tecido, papéis coloridos, pratos de papelão, saquinhos de embalagens, fitas, brocal, embalagens diversas, durex colorido, tinta guache, cola colorida, lápis de cor, giz de cera, canetinhas hidrocor, lã, etc.

Para as apresentações das histórias:  Computadores, vídeo, aparelho de som, livros de literatura, CD,teatro, (apresentações feitas por turmas mais velhas, da própria escola).

Para a apresentação da teia de histórias: tapete, almofadões, aparelho de som com música suave, incenso, baú ou caixa grande de papelão enfeitada com brilho, estrelas, lua.

Para a avaliação: Papel, lápis, lápis de cor, giz de cera.

-Planejamento Apresentação:

1º Módulo:
Procurar conhecer quais as histórias infantis que mais interessam à turma.
Planejar oito histórias e a maneira de serem apresentadas:
* Branca de Neve e os Sete Anões – vídeo
* Dona Baratinha – Contada
* João e Maria – Leitura
* Os Três Porquinhos -C D
* Cinderela – vídeo
* A Bela e a Fera – teatro
* O Príncipe Sapo – contada
* Chapeuzinho Vermelho – teatro

(Cada história será apresentada em um dia, e o procedimento será o mesmo, em todas as apresentações)

Apresentar a história;
Fazer o reconto conjunto, interpretando a história;
Traçar o perfil dos personagens principais;
Utilizar o computador para ver e ouvir historias;
Recontar essa historia através de desenhos.
Copiar o nome da história no caderno ilustrando-a.

2 º ao 9º Módulo:
Apresentação e interpretação das histórias.
Ver filmes através de DVD

10º e 11º Módulos:
Preparar material de artes para a dramatização das histórias.
Serão duas oficinas de fantoches, máscaras, acessórios e objetos que caracterizam as histórias apresentadas.
Exemplo: maçã da Branca de Neve, máscara do Lobo Mau, chapéu de Bruxa, varinha mágica da Fada, espelho mágico da Madrasta, Sapatinho da Cinderela, Caixinha com moeda de Dona Baratinha, Coroa do Príncipe Sapo, Fantoches dos Três Porquinhos, capa do Chapeuzinho Vermelho, rosa encantada da Fera, saquinho com as pedrinhas de Joãozinho, coroa de Princesa.

-Temas Transversais

Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.
Pluralidade Cultural: Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas;
Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.
Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística.

-Desenvolvimento:

Das oficinas: Usar material reciclado para confeccionar as fantasias e adereços. Os moldes já serão entregues devidamente riscados e cortados. Os alunos se dividirão em grupos de trabalho e orientados por professora e estagiárias, executarão as atividades estipuladas.
(Algumas peças já se encontravam à disposição da turma, adquiridas anteriormente, pela escola).

Das apresentações das histórias: Propiciar aos alunos um ambiente aconchegante e confortável para conhecer as histórias, observando o planejamento das atividades.

Da teia de histórias: Desafiar os alunos a fazerem o reconto de todas as histórias ao mesmo tempo, numa mistura aleatória de personagens. Fazendo uso do tapete, almofadas, música e incenso, preparar um ambiente propício e agradável.
Colocar no baú as fantasias e acessórias confeccionados e numeradas, afixando na tampa do mesmo, uma lista apenas com o número de peças nele contidas.(Ao colocar as peças , exibi-las novamente às crianças relembrando a quem pertencem, de que história foi retirada, seu uso na história, etc).
Quando todas as crianças estiverem acomodadas no tapete, a professora iniciará a história:

Era uma vez, num bosque rodeado de lindas montanhas, onde dezenas de pássaros cantavam nos galhos floridos das árvores e agitavam suas asinhas num vôo apressado na busca de frutinhas para alimentar seus filhotes a piar nos ninhos. Naquela tarde ensolarada e perfumada de primavera, debaixo de um ipê amarelo, bem ao lado de um límpido lago, encontrei...
Aí a professora toca uma das crianças e ela dirá um número, retirando do baú a peça correspondente, continuando a história com o que lhe remete na lembrança, o objeto vindo do baú.
A criança dará asas a sua imaginação para colocar o objeto ou o personagem sorteado na história, continuará contando um pedacinho, depois tocará outra criança e esta deverá dar seqüência com outro objeto.
A história prossegue até todos os objetos e personagens forem usados ou até quando as crianças permanecerem interessadas.

-Avaliação:
Ao final de cada módulo, professor e alunos farão suas observações e avaliações, oralmente. Terminando por desenharem o que sentiram com as atividades, o que mais gostaram, ou como gostaria...

Bibliografia: BARRIE, J. M..Peter Pan e outras histórias. Rio de Janeiro, Gamma. Histórias da Carochinha. São Paulo, Ática,1987,p.23-






ProjetoBiblioteca Pública Municipal.

      Autora: Professora Márcia Cristina
           Nioaque MS. Maio de 2012


 Introdução

A informação desde os primórdios da civilização; é a matéria prima do processo de desenvolvimento do homem e das nações. Hoje, mais do que nunca, a capacidade de obter informações e gerar conhecimentos é fator fundamental na sociedade contemporânea onde à informação é poder. No entanto, cada vez mais crescem as diferenças sociais e econômicas entre os que possuem informação e os que têm acesso a ela.
Dentro deste contexto, cabe a Biblioteca Pública, atuar como instituição democrática por excelênciae contribuir para que esta situação não se acentue ainda maise que a oportunidade seja oferecida a todos. Assim, a Biblioteca Pública deve assumir o papel de Centro de Informação e Leitura da Comunidade com esse objetivo.





Justificativa
Nioaque – MS é um Município histórico e sua história deve ser preservada. A Biblioteca é um espaço cultural onde essa preservação é feita. Deve-se ainda integrar a população a essa informação cultural importante e necessária.
O Ministério da Educação em 2009 lançou uma Biblioteca em cada Município: “A meta é, até o fim do próximo ano, zerar o número de municípios sem bibliotecas no país e modernizar as que já existem. Essas ações integram o programa Mais Cultura e tem como meta zerar o número de municípios brasileiros sem bibliotecas municipais, além disso, estamos modernizando as bibliotecas, dentro da ideia de que ela deve ser um espaço dinâmico, não um lugar só para guardar livros, mas um espaço em que o protagonismo juvenil pode ser desenvolvido, com horário de funcionamento ampliado, nos fins de semana e à noite”.




Pretende-se com este projeto a revitalização da Biblioteca Pública, solicitando um espaço maior, integração a tecnologia, mais acervos, também é justo uma      integração da mesma com as Escolas e Comunidade. O espaço adequado e confortável será necessário para uma comodidade maior de quem frequenta a Biblioteca. Mais adiante este Projeto faz uma explanação de ações que se pretende implantar na Biblioteca Pública Municipal.
   A Biblioteca Pública Municipal Dário Pires Peixoto é uma das forças educativas mais poderosas de que dispõem os estudantes, professores, pesquisadores e comunidade local.

Publico Alvo:
   A todos que buscam recursos necessários à sua formação e ampliação de seus conhecimentos gerais e culturais.



Objetivos:
   Atender as necessidades reais da civilização moderna, no que diz respeito à informação.
   Servir de instrumento e de difusão cultural.
   Preservar os documentos e as informações neles contidas e possibilitar sua recuperação e divulgação em tempo hábil.
   Atender a todos os usuários indistintamente e estar à disposição de todos.
   Ensinar cada usuário o que é saber sobre Bibliotecas e livros, visando a que ele possa se utilizar com vantagens e obras de referencia por meios de pesquisa.
 Fornecer informações precisas e confiáveis no momento exato em que sejam solicitados.
Armazenar e recuperar informações de caráter geral ou específico e coloca-las a disposição dos usuários.


Promover e divulgar eventos culturais.
Promover o amplo acesso à obras literárias, artísticas e científicas já em domínio público
Contribuir para o desenvolvimento da Educação e para preservação de nosso patrimônio cultural dos cidadãos, comunidade e Educação.
Incentivar a Educação e a Comunidade em geral a reconhecer os atributos essenciaisdas novas Tecnologias e aumentar continuamente  o seu uso para aprendizagem, sabendo selecionar adequadamente estratégias e recursos de aprendizagem que melhor ajudarão a alcançar resultados.
Propiciar o livre acesso à informação.
Estimulara participação da população na vida nacional e na vida democrática.
Promover a difusão e a proteção das culturas nacionais, autônomas e de minorias, tendo em vista a formação da identidade nacional, como também o conhecimento e o respeito a outras culturas.


Formar o leitor crítico e seletivo.
Ser instrumento de Educação formal e não formal.
Ser o centro da comunicação, informação, da comunidade.
Promover exposições, jogos didáticos, exibições de filmes.

Missões da Biblioteca Pública:
As seguintes missões básicas relacionadas à informação, alfabetização, Educação e Cultura devem estar na essência dos serviços da Biblioteca Pública.
Criar e fortalecer hábitos de leitura nas crianças desde a tenra idade.
Apoiar tanto a Educação individual e autodidata como a Educação formal em todos os níveis.
Proporcionar oportunidades para o desenvolvimento criativo pessoal.
Estimular a imaginação e criatividade das crianças e dos jovens.
Promover o conhecimento da herança cultural e apreciação das artes, realizações e inovações científicas.
Fomentar o diálogo intercultural e favorecer a diversidade cultural.
Apoiar a tradição oral.
Garantir o acesso aos cidadãos, a todo o tipo de informação comunitária.
Proporcionas serviços de informações adequadas a empresas locais, associações e grupos de in teresses.
Facilitar o desenvolvimento da informação e da habilidade, no uso do computador.
Os serviços devem ser acessíveise devem estar adaptadas as diferentes necessidades da comunidade em área urbana e rural.
Atrair a comunidade em geral para a Biblioteca Pública.


Metas a atingir:
Local apropriado, com espaço necessário para abrigar a Biblioteca Pública.
Uma sala para adequar a literatura infantil e que esta sala contenha aparelho de vídeo e televisão.
Uma sala para computadores.
Uma sala para guardar o acervo de livros didáticos e que estes sejam separados por ano e matéria.
Uma sala para o acervo específico da Biblioteca Pública
O acervo deve refletir as tendências atuais e a evolução da sociedade.
O local da Biblioteca deve possuir bebedouro e banheiro.
Devem-se buscar doações de livros ou disponibilizar recursos para a compra dos mesmos, ampliando assim o acervo de que necessita.



Materiais Necessários:
Acervo infantil e juvenil
Obras literárias.
Assuntos relacionados às escolas, universidades, comunidades em geral.
Acervo esotérico
Romances
Livros de autores diversos
Dicionários atualizados.
Mapas, revistas
Histórias infantis.
DVD, televisão.
Computadores.
Datashow, impressora e copiadora.
Telefone e internet




       OBSERVAÇÃO: A biblioteca Pública possui aparelhagem já ligada a internet, a qual pertence ao Projeto de modernização das Bibliotecas pelo Ministério da Cultura.
       Materiais para escritório.
       CDs e DVD de musicas e filmes adequados para a Biblioteca.


       Serviços Oferecidos:
       Empréstimo de livros
       Promoção de leitura








Regras:
O silencio é imprescindível na Biblioteca, uma vez que é um espaço de leitura e estudo.
É proibido comer no recinto da Biblioteca
Devolução do livro solicitado dentro do prazo estipulado.
Serão emprestados 2 volume por vez.
Os computadores serão utilizados somente para pesquisa.
                                 
Professora Márcia Cristina da Silva Souza. Responsável pela Biblioteca Pública Municipal Dário Pires Peixoto. Nioaque MS.

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia” [carece de fontes], que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado. O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta. Na Wikipédia já se tem uma noção de hipertexto, além de observar os links, o texto nos fornece informações detalhadas sobre a leitura. Além de ler o tema central, pode-se ir por links ou não. Para quem vai usar pela primeira vez é fácil de se perder, mas aprende-se muito ao ler vários detalhes no referido texto que se escolheu.