Atividade 3.2
Da Teoria à Prática Atividade com a internet:
Jornal Virtual Atividade: Jornal Virtual e Jornal Mural Dicas para os
educadores Organize um jornal virtual em sala de aula, utilizando a tecnologia
dos blogs. Esta experiência, multidisciplinar, pode ser muito rica e
interessante! Utilizar a Internet como instrumento educacional é acompanhar uma
nova maneira de relacionar-se com a informação e o conhecimento. Aliar a
Internet e o Jornal numa única atividade pode ser ainda mais proveitoso. Uma
das vantagens deste trabalho é promover o trabalho em grupo, aproveitando
potenciais diferentes para produzir uma obra coletiva. Além disso, quando se
tem um número pequeno de computadores para um grande número de alunos, uma
atividade em grupo pode ser mais proveitosa. Criando um jornal virtual para a
sua turma de alunos, você estará ainda descobrindo meios de utilizar a Internet
não apenas como espaço de pesquisa escolar, mas também como um ambiente onde é
possível trocar ideias, formar comunidades, agrupar interesses e produzir novos
conhecimentos. Na atividade que sugerimos aqui, está uma proposta para a
elaboração de um jornal virtual e de um jornal mural. Nada impede que somente
uma das duas propostas seja desenvolvida, no caso da escola não contar com
acesso à internet. Os blogs como tecnologia para a criação de um jornal virtual
Os blogs foram criados com a função de “diários virtuais”. A empresa que os
inventou, nos Estados Unidos, o utilizava para atualizar informações de um
projeto que estava sendo realizado por um grupo. A tecnologia ficou tão fácil
que permitia que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos técnicos, pudesse
manter atualizados conteúdos em seu próprio site na Internet. Os blogs se
difundiram e vêm sendo utilizados no mundo todo para os mais diversos fins,
sendo o mais comum o de diários pessoais. Nesta nossa proposta, utilizaremos os
blogs como ferramenta para a criação de um jornal virtual, com fins
pedagógicos, sob a iniciativa e coordenação de professores. Saiba mais sobre os
blogs e o jornalismo consultando as informações que reunimos em nosso.
Descrição da Atividade: - Recomendado para os
alunos do Ensino Fundamental (2º segmento) e Ensino Médio - Áreas contempladas:
Português, História, Geografia, Artes Objetivos:
- Refletir sobre o
papel do jornal na vida dos cariocas da época da Av. Central até os dias de
hoje; -
Observar a mudança
de linguagem e enfoque ao longo dos anos; -
Desenvolver a expressão escrita ao exercitar
diversos tipos de construção de texto, seus elementos e gêneros; -
Promover a leitura, a compreensão e a
interpretação de texto; -
Observar a
diferença da construção de texto entre os vários meios de comunicação, em
especial o jornal impresso, o jornal mural e a Internet; -
Exercitar o uso da Internet como fonte de
pesquisa, respeitando seus limites e sua linguagem característica; -
Desenvolver o
trabalho em equipe, onde cada aluno exerce uma função e é responsável pelo
resultado final da obra (o jornal é uma obra coletiva); -
Exercitar a pesquisa de informações a partir
de diversas fontes, a relação com as fontes vivas e o conceito de direito
autoral.
Material Necessário para elaboração do jornal
mural: - Papéis de grandes dimensões - Canetas coloridas de ponta grossa -
Tesouras - Cola - Fita crepe - Revistas velhas. Materiais para elaboração do
jornal virtual: Computadores com acesso à internet Fontes de pesquisa: - Salas
de Leitura - Periódicos (jornais, revistas) - Internet - Comunidade escolar
Estratégias:
1) Divisão das
equipes Dividir o grupo em equipes de cerca de cinco integrantes, sendo que
duas equipes devem fazer o papel de equipe articuladora (uma articuladora do
jornal virtual e outra do jornal mural).
2) Criar o seu
jornal virtual utilizando a tecnologia dos blogs Cada blog pode ser uma
editoria do seu jornal! Como professor, você pode criar um blog que tenha os
destaques dos blogs de seus alunos, tornando-o a "capa" do jornal.
Divida sua turma em grupos. Cada grupo deve eleger uma editoria (p. ex.,
música, esportes, cultura, tecnologia, games, histórias...) e um editor
responsável que deverá criar um blog. Os outros alunos podem ser pesquisadores,
repórteres, redatores, fotógrafos, ilustradores. Reunião Editorial Em primeiro
lugar, os grupos devem fazer uma “reunião editorial” e definir, de comum
acordo, as seguintes questões: •
Público-alvo: para quem escreveremos esse
jornal? Quem serão as pessoas que lerão estes conteúdos que produziremos? Qual
a idade delas? Qual a formação delas? Qual a sua posição social, cultural? Que
língua elas falam? Onde moram? Sobre o que se interessam? Lembre-se que, na
Internet, não existem fronteiras geográficas: pessoas do mundo todo podem se
interessar pelo assunto que está sendo escrito aqui no Brasil, ler e comentar
os nossos textos. A única coisa que distancia as pessoas, em se tratando de
Internet, não é onde elas moram, mas que língua elas falam. Considerando-se o
público, qual a linguagem que devemos utilizar em nossos textos? •
Periodicidade: faremos uma primeira “edição”. De quanto em quanto tempo nos
comprometeremos em atualizar nosso jornal? •
Temática: a nossa proposta é que a sua turma comece
pela temática do Rio de Janeiro na Época da Avenida Central. Os enfoques podem
ser muitos. Veja alguns exemplos: ▪ Como era a vida na época em que a Avenida
Central foi construída? ▪ Quais eram os jornais daquela época? Sobre o que eles
falavam? ▪ Quem eram as pessoas que circulavam na Avenida Central do início do
século passado? Como elas se vestiam? Com o que elas se preocupavam? Como era o
trabalho delas? ▪ Como é a Avenida Central hoje? O que está acontecendo na
Avenida Central que conhecemos hoje? Quais são os prédios históricos que ainda
sobrevivem?
3) Escolha dos
temas que irão compor o jornal Realizar uma reunião para apresentação dos temas
escolhidos pelos alunos e escolher um nome para o jornal. Se a escola tiver
computadores conectados essa reunião pode acontecer através de um chat. É nessa
fase do processo que também se deve discutir o prazo para entrega do material.
Ensine os seus alunos a fazer uma reunião de pauta: o que vão tratar na
primeira edição? Faça com que o editor defina enfoques e distribua tarefas,
determinando prazos. Explique o conceito de periodicidade e atualidade.
4) Busca de
informação Entrar em sites de busca e, através de palavras-chave, buscar
informações relativas ao tema. Procurar também informações na biblioteca escolar,
periódicos, CD Rons e, se possível, por meio de entrevistas e questionários. Ao
buscar informações na Internet, vive-se um bom momento para discutir as
questões de autoria e direitos autorais. Veja texto anexo relacionado a esse
assunto. Dica: para afunilar uma busca na Internet, utilize palavras-chave
entre aspas.
5) Equipe de
articulação Enquanto as equipes elaboram os artigos, as equipes de articulação
elaboram o editorial que também deverá sofrer o processo de análise crítica. O
editorial expressa a opinião do jornal. Saiba mais sobre as funções de um
editorial no material de apoio sobre estilos e gêneros. Aproveite para mostrar,
no jornal de sua cidade, onde estão as editorias, os artigos e as matérias
jornalísticas. Observe, com seus alunos, as diferenças entre os textos.
6) Análise crítica dos textos A troca dos
textos entre os grupos é fundamental para estimular a produção e melhorar a
qualidade dos textos.
7) Caso todos tenham acesso à Internet As
equipes deverão trocar os textos por e-mail. Cada equipe pega o texto de outro
grupo, faz uma leitura crítica, aponta possíveis erros gramaticais, pede mais
informações e contribui com opiniões e dicas bibliográficas. Caso não tem
acesso à internet, a troca deve acontecer pessoalmente.
8) Reelaboração
dos textos As equipes recebem o texto que elaboraram de volta, fazem a leitura
das contribuições e iniciam a reestruturação do texto, acolhendo às
modificações que acharem pertinentes. Com o texto pronto, elaboram um título
para a matéria e uma chamada para publicação no jornal.
9) Publicação do
material Algumas equipes deverão publicar seu artigo na internet e outras
montar um painel para compor o jornal mural.
10) Equipes que
publicarão na Internet Um espaço simples para publicação são os blogs (www.blog.com.br,
www.blogger.com /www.comunidadedigitaltelemar.org.br Quando se cria um blog, a
equipe recebe um endereço WWW que deverá ser entregue à equipe de articulação
do jornal virtual com o título da matéria e a chamada.
11) Equipes que
montarão um jornal mural Cada equipe deverá usar um papel de grandes dimensões,
escrever a reportagem e fazer uma composição com imagens recortadas de jornais
e revistas. É interessante utilizar recursos, como canetinhas e tintas, para se
ter uma interessante arte final. Cada equipe deve entregar seu painel à equipe
de articulação do jornal mural com o título da matéria e a chamada. Observe,
com sua turma, as características do texto para o jornal mural: ele deve poder
ser lido rapidamente, pois o leitor estará em pé à sua frente! Sendo assim,
deve ter uma linguagem especialmente objetiva e direta. As frases devem ser
curtas.
12) Equipe de
articulação do jornal virtual Esta equipe deve criar um blog de abertura que
dará link às demais matérias. Neste blog deverá ser colocado o nome do jornal,
escolhido pelo grupo durante o chat, o editorial, título das matérias, chamada
e link para cada uma delas.
13) Equipe de
articulação do jornal mural Cria um painel com as mesmas informações
apresentadas acima que compõem, com os demais painéis, um jornal mural.
14) Discussão
final O processo de construção do jornal é muito rico porque propicia
aprendizagem, integração do grupo, além de ser uma atividade estimulante. É
interessante que ao término dos trabalhos se faça uma reflexão para avaliação
do processo.
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