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domingo, 25 de novembro de 2012

Atividade 3.2
 Da Teoria à Prática Atividade com a internet: Jornal Virtual Atividade: Jornal Virtual e Jornal Mural Dicas para os educadores Organize um jornal virtual em sala de aula, utilizando a tecnologia dos blogs. Esta experiência, multidisciplinar, pode ser muito rica e interessante! Utilizar a Internet como instrumento educacional é acompanhar uma nova maneira de relacionar-se com a informação e o conhecimento. Aliar a Internet e o Jornal numa única atividade pode ser ainda mais proveitoso. Uma das vantagens deste trabalho é promover o trabalho em grupo, aproveitando potenciais diferentes para produzir uma obra coletiva. Além disso, quando se tem um número pequeno de computadores para um grande número de alunos, uma atividade em grupo pode ser mais proveitosa. Criando um jornal virtual para a sua turma de alunos, você estará ainda descobrindo meios de utilizar a Internet não apenas como espaço de pesquisa escolar, mas também como um ambiente onde é possível trocar ideias, formar comunidades, agrupar interesses e produzir novos conhecimentos. Na atividade que sugerimos aqui, está uma proposta para a elaboração de um jornal virtual e de um jornal mural. Nada impede que somente uma das duas propostas seja desenvolvida, no caso da escola não contar com acesso à internet. Os blogs como tecnologia para a criação de um jornal virtual Os blogs foram criados com a função de “diários virtuais”. A empresa que os inventou, nos Estados Unidos, o utilizava para atualizar informações de um projeto que estava sendo realizado por um grupo. A tecnologia ficou tão fácil que permitia que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos técnicos, pudesse manter atualizados conteúdos em seu próprio site na Internet. Os blogs se difundiram e vêm sendo utilizados no mundo todo para os mais diversos fins, sendo o mais comum o de diários pessoais. Nesta nossa proposta, utilizaremos os blogs como ferramenta para a criação de um jornal virtual, com fins pedagógicos, sob a iniciativa e coordenação de professores. Saiba mais sobre os blogs e o jornalismo consultando as informações que reunimos em nosso.
 Descrição da Atividade: - Recomendado para os alunos do Ensino Fundamental (2º segmento) e Ensino Médio - Áreas contempladas: Português, História, Geografia, Artes Objetivos:
- Refletir sobre o papel do jornal na vida dos cariocas da época da Av. Central até os dias de hoje; -
Observar a mudança de linguagem e enfoque ao longo dos anos; -
 Desenvolver a expressão escrita ao exercitar diversos tipos de construção de texto, seus elementos e gêneros; -
 Promover a leitura, a compreensão e a interpretação de texto; -
Observar a diferença da construção de texto entre os vários meios de comunicação, em especial o jornal impresso, o jornal mural e a Internet; -
 Exercitar o uso da Internet como fonte de pesquisa, respeitando seus limites e sua linguagem característica; -
Desenvolver o trabalho em equipe, onde cada aluno exerce uma função e é responsável pelo resultado final da obra (o jornal é uma obra coletiva); -
 Exercitar a pesquisa de informações a partir de diversas fontes, a relação com as fontes vivas e o conceito de direito autoral.
 Material Necessário para elaboração do jornal mural: - Papéis de grandes dimensões - Canetas coloridas de ponta grossa - Tesouras - Cola - Fita crepe - Revistas velhas. Materiais para elaboração do jornal virtual: Computadores com acesso à internet Fontes de pesquisa: - Salas de Leitura - Periódicos (jornais, revistas) - Internet - Comunidade escolar Estratégias:
1) Divisão das equipes Dividir o grupo em equipes de cerca de cinco integrantes, sendo que duas equipes devem fazer o papel de equipe articuladora (uma articuladora do jornal virtual e outra do jornal mural).
2) Criar o seu jornal virtual utilizando a tecnologia dos blogs Cada blog pode ser uma editoria do seu jornal! Como professor, você pode criar um blog que tenha os destaques dos blogs de seus alunos, tornando-o a "capa" do jornal. Divida sua turma em grupos. Cada grupo deve eleger uma editoria (p. ex., música, esportes, cultura, tecnologia, games, histórias...) e um editor responsável que deverá criar um blog. Os outros alunos podem ser pesquisadores, repórteres, redatores, fotógrafos, ilustradores. Reunião Editorial Em primeiro lugar, os grupos devem fazer uma “reunião editorial” e definir, de comum acordo, as seguintes questões: •
 Público-alvo: para quem escreveremos esse jornal? Quem serão as pessoas que lerão estes conteúdos que produziremos? Qual a idade delas? Qual a formação delas? Qual a sua posição social, cultural? Que língua elas falam? Onde moram? Sobre o que se interessam? Lembre-se que, na Internet, não existem fronteiras geográficas: pessoas do mundo todo podem se interessar pelo assunto que está sendo escrito aqui no Brasil, ler e comentar os nossos textos. A única coisa que distancia as pessoas, em se tratando de Internet, não é onde elas moram, mas que língua elas falam. Considerando-se o público, qual a linguagem que devemos utilizar em nossos textos? • Periodicidade: faremos uma primeira “edição”. De quanto em quanto tempo nos comprometeremos em atualizar nosso jornal? •
 Temática: a nossa proposta é que a sua turma comece pela temática do Rio de Janeiro na Época da Avenida Central. Os enfoques podem ser muitos. Veja alguns exemplos: ▪ Como era a vida na época em que a Avenida Central foi construída? ▪ Quais eram os jornais daquela época? Sobre o que eles falavam? ▪ Quem eram as pessoas que circulavam na Avenida Central do início do século passado? Como elas se vestiam? Com o que elas se preocupavam? Como era o trabalho delas? ▪ Como é a Avenida Central hoje? O que está acontecendo na Avenida Central que conhecemos hoje? Quais são os prédios históricos que ainda sobrevivem?
3) Escolha dos temas que irão compor o jornal Realizar uma reunião para apresentação dos temas escolhidos pelos alunos e escolher um nome para o jornal. Se a escola tiver computadores conectados essa reunião pode acontecer através de um chat. É nessa fase do processo que também se deve discutir o prazo para entrega do material. Ensine os seus alunos a fazer uma reunião de pauta: o que vão tratar na primeira edição? Faça com que o editor defina enfoques e distribua tarefas, determinando prazos. Explique o conceito de periodicidade e atualidade.
4) Busca de informação Entrar em sites de busca e, através de palavras-chave, buscar informações relativas ao tema. Procurar também informações na biblioteca escolar, periódicos, CD Rons e, se possível, por meio de entrevistas e questionários. Ao buscar informações na Internet, vive-se um bom momento para discutir as questões de autoria e direitos autorais. Veja texto anexo relacionado a esse assunto. Dica: para afunilar uma busca na Internet, utilize palavras-chave entre aspas.
5) Equipe de articulação Enquanto as equipes elaboram os artigos, as equipes de articulação elaboram o editorial que também deverá sofrer o processo de análise crítica. O editorial expressa a opinião do jornal. Saiba mais sobre as funções de um editorial no material de apoio sobre estilos e gêneros. Aproveite para mostrar, no jornal de sua cidade, onde estão as editorias, os artigos e as matérias jornalísticas. Observe, com seus alunos, as diferenças entre os textos.
 6) Análise crítica dos textos A troca dos textos entre os grupos é fundamental para estimular a produção e melhorar a qualidade dos textos.
 7) Caso todos tenham acesso à Internet As equipes deverão trocar os textos por e-mail. Cada equipe pega o texto de outro grupo, faz uma leitura crítica, aponta possíveis erros gramaticais, pede mais informações e contribui com opiniões e dicas bibliográficas. Caso não tem acesso à internet, a troca deve acontecer pessoalmente.
8) Reelaboração dos textos As equipes recebem o texto que elaboraram de volta, fazem a leitura das contribuições e iniciam a reestruturação do texto, acolhendo às modificações que acharem pertinentes. Com o texto pronto, elaboram um título para a matéria e uma chamada para publicação no jornal.
9) Publicação do material Algumas equipes deverão publicar seu artigo na internet e outras montar um painel para compor o jornal mural.
10) Equipes que publicarão na Internet Um espaço simples para publicação são os blogs (www.blog.com.br, www.blogger.com /www.comunidadedigitaltelemar.org.br Quando se cria um blog, a equipe recebe um endereço WWW que deverá ser entregue à equipe de articulação do jornal virtual com o título da matéria e a chamada.
11) Equipes que montarão um jornal mural Cada equipe deverá usar um papel de grandes dimensões, escrever a reportagem e fazer uma composição com imagens recortadas de jornais e revistas. É interessante utilizar recursos, como canetinhas e tintas, para se ter uma interessante arte final. Cada equipe deve entregar seu painel à equipe de articulação do jornal mural com o título da matéria e a chamada. Observe, com sua turma, as características do texto para o jornal mural: ele deve poder ser lido rapidamente, pois o leitor estará em pé à sua frente! Sendo assim, deve ter uma linguagem especialmente objetiva e direta. As frases devem ser curtas.
12) Equipe de articulação do jornal virtual Esta equipe deve criar um blog de abertura que dará link às demais matérias. Neste blog deverá ser colocado o nome do jornal, escolhido pelo grupo durante o chat, o editorial, título das matérias, chamada e link para cada uma delas.
13) Equipe de articulação do jornal mural Cria um painel com as mesmas informações apresentadas acima que compõem, com os demais painéis, um jornal mural.
14) Discussão final O processo de construção do jornal é muito rico porque propicia aprendizagem, integração do grupo, além de ser uma atividade estimulante. É interessante que ao término dos trabalhos se faça uma reflexão para avaliação do processo. 

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