Atividade 3.1
As diferentes concepções da palavra
currículo derivam dos diversos modos como a educação é concebida
historicamente, bem como das influências teóricas que a afetam e se fazem
hegemônicas em um dado momento. Diferentes fatores socioeconômicos, políticos e
culturais têm contribuído, assim, para que currículo seja entendido como: (a)
os conteúdos a serem ensinados e aprendidos; (b) as experiências escolares de
aprendizagem a serem vividas pelos alunos; (c) os planos pedagógicos elaborados
por professores, escolas e sistemas educacionais; (d) os objetivos a serem
alcançados por meio do processo de ensino; (e) os processos de avaliação que
terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos
diferentes graus da escolarização.
O que é currículo? O
entendimento sobre currículo é pautado em toda a ação que ocorre no
meio/contexto educacional. Não podemos compreender o mesmo somente como grade
de conteúdos que focalizam um direcionamento do que ensinar. Currículo vai além
do pensar o que ensinar, assim como de que forma ensinar. O Currículo estar
presentes nos mais distintos processos educativos, sendo assim, algo complexo e
dinâmico, onde se processa por meio da construção social. Quais as
contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo? No cenário atual
as novas tecnologias surgem cotidianamente, pensando neste avanço é preciso não
somente conhecê-la, mas sim, integrá-las ao currículo tendo em vista a função
educativa da escola que deverá primar pelo conhecimento de forma globalizado
não dissociado do contexto tecnológico vigente. Não basta aplicar novas
tecnologias, é preciso integrá-la ao currículo tendo em vista a natureza e a
função do processo educativo na escola. Neste processo a tecnologia surge como
uma forma de renovação nas práticas educativas, que pouco tem mudado, sendo que
esta educação atual trás resquícios de uma prática tradicional e cansativa. As
contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo são inúmeras,
porém, limitadas por falta de conhecimento por grande parte dos educadores, já
que os mesmos não conseguem acompanhar tais avanços. A tecnologia por si só não
faz a mudança, necessita da ação humana para tal. Como integrar efetivamente as
tecnologias ao desenvolvimento do currículo? De acordo com a leitura dos
artigos propostos, percebe-se que a integração entre currículo e tecnologias
potencializa mudanças no processo educacional, onde este se articula com a ação
docente e discente. Para que essas mudanças se concretizem faz-se necessário que
haja a compreensão acerca do currículo o qual se propõem executar. É necessário
também que haja o conhecimento das tecnologias a serem utilizadas, pois não se
pode ensinar algo que é desconhecido. Assim sendo, não podemos articular
tecnologias ao desenvolvimento do currículo se não houver o entendimento de
ambos dentro do processo em que se desenvolve, necessitando de objetivos claros
e bem definidos. Pois, esta articulação é uma construção humana. Como
desenvolver projetos no âmbito do currículo? O desenvolvimento de projeto no
processo educacional é de grande relevância, porém, a maioria dos educadores
pouco utiliza este mecanismo para programar suas aulas, haja vista, que
este(projeto) requer por parte dos professores disponibilidade de tempo e
dedicação para executar tais projetos com seu alunos. Neste sentido, cabe
destacar que o desenvolvimento de projeto é de fundamental valai para que o
processo ensino-aprendizagem se concretize com uma maior eficácia, não
esquecendo que o currículo se apresenta de formas diversas e que está atrelado
em todos os aspectos escolares vigentes. Como é de conhecimento de toda a forma
de ensinar por meio de projetos é muito produtivo, sendo que este requer um
planejamento articulado entre os diversos saberes das áreas do conhecimento,
assim como uma renovação pedagógica, interligado ao cotidiano dos educandos e
ampliando-se ao aspecto globalizado e mutável.
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