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domingo, 25 de novembro de 2012

Atividade 3.1
As diferentes concepções da palavra currículo derivam dos diversos modos como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afetam e se fazem hegemônicas em um dado momento. Diferentes fatores socioeconômicos, políticos e culturais têm contribuído, assim, para que currículo seja entendido como: (a) os conteúdos a serem ensinados e aprendidos; (b) as experiências escolares de aprendizagem a serem vividas pelos alunos; (c) os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais; (d) os objetivos a serem alcançados por meio do processo de ensino; (e) os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos selecionados nos diferentes graus da escolarização. 
 O que é currículo? O entendimento sobre currículo é pautado em toda a ação que ocorre no meio/contexto educacional. Não podemos compreender o mesmo somente como grade de conteúdos que focalizam um direcionamento do que ensinar. Currículo vai além do pensar o que ensinar, assim como de que forma ensinar. O Currículo estar presentes nos mais distintos processos educativos, sendo assim, algo complexo e dinâmico, onde se processa por meio da construção social. Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo? No cenário atual as novas tecnologias surgem cotidianamente, pensando neste avanço é preciso não somente conhecê-la, mas sim, integrá-las ao currículo tendo em vista a função educativa da escola que deverá primar pelo conhecimento de forma globalizado não dissociado do contexto tecnológico vigente. Não basta aplicar novas tecnologias, é preciso integrá-la ao currículo tendo em vista a natureza e a função do processo educativo na escola. Neste processo a tecnologia surge como uma forma de renovação nas práticas educativas, que pouco tem mudado, sendo que esta educação atual trás resquícios de uma prática tradicional e cansativa. As contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo são inúmeras, porém, limitadas por falta de conhecimento por grande parte dos educadores, já que os mesmos não conseguem acompanhar tais avanços. A tecnologia por si só não faz a mudança, necessita da ação humana para tal. Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo? De acordo com a leitura dos artigos propostos, percebe-se que a integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças no processo educacional, onde este se articula com a ação docente e discente. Para que essas mudanças se concretizem faz-se necessário que haja a compreensão acerca do currículo o qual se propõem executar. É necessário também que haja o conhecimento das tecnologias a serem utilizadas, pois não se pode ensinar algo que é desconhecido. Assim sendo, não podemos articular tecnologias ao desenvolvimento do currículo se não houver o entendimento de ambos dentro do processo em que se desenvolve, necessitando de objetivos claros e bem definidos. Pois, esta articulação é uma construção humana. Como desenvolver projetos no âmbito do currículo? O desenvolvimento de projeto no processo educacional é de grande relevância, porém, a maioria dos educadores pouco utiliza este mecanismo para programar suas aulas, haja vista, que este(projeto) requer por parte dos professores disponibilidade de tempo e dedicação para executar tais projetos com seu alunos. Neste sentido, cabe destacar que o desenvolvimento de projeto é de fundamental valai para que o processo ensino-aprendizagem se concretize com uma maior eficácia, não esquecendo que o currículo se apresenta de formas diversas e que está atrelado em todos os aspectos escolares vigentes. Como é de conhecimento de toda a forma de ensinar por meio de projetos é muito produtivo, sendo que este requer um planejamento articulado entre os diversos saberes das áreas do conhecimento, assim como uma renovação pedagógica, interligado ao cotidiano dos educandos e ampliando-se ao aspecto globalizado e mutável. 

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