Este blog foi criado quando fiz especialização em Tecnologia pela PUC.
Bem-Vindos!!!......
quinta-feira, 15 de novembro de 2012
sábado, 3 de novembro de 2012
sábado, 13 de outubro de 2012
sábado, 15 de setembro de 2012
Projeto
Histórias Infantis
HISTÓRIAS INFANTIS
Márcia
Cristina da Silva Souza
- Objetivos:
• Conhecer diversas Histórias infantis;
• Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos;
• Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo;
• Desenvolver habilidades sociais;
• Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
• Enriquecer e ampliar o vocabulário;
• Intervir, posicionar, julgar e modificar subvenções sociais;
• Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio;
• Criar atitudes desejáveis;
• Permitir a livre expressão. - Formulação dos Problemas:
• Quais são as leituras que vocês preferem: gibis, livros de histórias, histórias em quadrinhos, poemas, etc.?
• Vocês sabem alguma história?
• Vocês lêem jornais ou revistas? Quais?
- Tempo da Atividade: 36 horas (módulos de 3 horas)
-Material:
Para as oficinas: usar material reciclado como retalhos de tecido, papéis coloridos, pratos de papelão, saquinhos de embalagens, fitas, brocal, embalagens diversas, durex colorido, tinta guache, cola colorida, lápis de cor, giz de cera, canetinhas hidrocor, lã, etc.
Para as apresentações das histórias: Computadores, vídeo, aparelho de som, livros de literatura, CD,teatro, (apresentações feitas por turmas mais velhas, da própria escola).
Para a apresentação da teia de histórias: tapete, almofadões, aparelho de som com música suave, incenso, baú ou caixa grande de papelão enfeitada com brilho, estrelas, lua.
Para a avaliação: Papel, lápis, lápis de cor, giz de cera.
-Planejamento Apresentação:
1º Módulo:
Procurar conhecer quais as histórias infantis que mais interessam à turma.
Planejar oito histórias e a maneira de serem apresentadas:
* Branca de Neve e os Sete Anões – vídeo
* Dona Baratinha – Contada
* João e Maria – Leitura
* Os Três Porquinhos -C D
* Cinderela – vídeo
* A Bela e a Fera – teatro
* O Príncipe Sapo – contada
* Chapeuzinho Vermelho – teatro
(Cada história será apresentada em um dia, e o procedimento será o mesmo, em todas as apresentações)
Apresentar a história;
Fazer o reconto conjunto, interpretando a história;
Traçar o perfil dos personagens principais;
• Conhecer diversas Histórias infantis;
• Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos;
• Oportunizar a criatividade, imaginação, humor, ilusionismo;
• Desenvolver habilidades sociais;
• Desenvolver o hábito de ouvir com atenção;
• Enriquecer e ampliar o vocabulário;
• Intervir, posicionar, julgar e modificar subvenções sociais;
• Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio;
• Criar atitudes desejáveis;
• Permitir a livre expressão. - Formulação dos Problemas:
• Quais são as leituras que vocês preferem: gibis, livros de histórias, histórias em quadrinhos, poemas, etc.?
• Vocês sabem alguma história?
• Vocês lêem jornais ou revistas? Quais?
- Tempo da Atividade: 36 horas (módulos de 3 horas)
-Material:
Para as oficinas: usar material reciclado como retalhos de tecido, papéis coloridos, pratos de papelão, saquinhos de embalagens, fitas, brocal, embalagens diversas, durex colorido, tinta guache, cola colorida, lápis de cor, giz de cera, canetinhas hidrocor, lã, etc.
Para as apresentações das histórias: Computadores, vídeo, aparelho de som, livros de literatura, CD,teatro, (apresentações feitas por turmas mais velhas, da própria escola).
Para a apresentação da teia de histórias: tapete, almofadões, aparelho de som com música suave, incenso, baú ou caixa grande de papelão enfeitada com brilho, estrelas, lua.
Para a avaliação: Papel, lápis, lápis de cor, giz de cera.
-Planejamento Apresentação:
1º Módulo:
Procurar conhecer quais as histórias infantis que mais interessam à turma.
Planejar oito histórias e a maneira de serem apresentadas:
* Branca de Neve e os Sete Anões – vídeo
* Dona Baratinha – Contada
* João e Maria – Leitura
* Os Três Porquinhos -C D
* Cinderela – vídeo
* A Bela e a Fera – teatro
* O Príncipe Sapo – contada
* Chapeuzinho Vermelho – teatro
(Cada história será apresentada em um dia, e o procedimento será o mesmo, em todas as apresentações)
Apresentar a história;
Fazer o reconto conjunto, interpretando a história;
Traçar o perfil dos personagens principais;
Utilizar
o computador para ver e ouvir historias;
Recontar
essa historia através de desenhos.
Copiar o nome da história no caderno ilustrando-a.
2 º ao 9º Módulo:
Apresentação e interpretação das histórias.
Copiar o nome da história no caderno ilustrando-a.
2 º ao 9º Módulo:
Apresentação e interpretação das histórias.
Ver
filmes através de DVD
10º e 11º Módulos:
Preparar material de artes para a dramatização das histórias.
Serão duas oficinas de fantoches, máscaras, acessórios e objetos que caracterizam as histórias apresentadas.
Exemplo: maçã da Branca de Neve, máscara do Lobo Mau, chapéu de Bruxa, varinha mágica da Fada, espelho mágico da Madrasta, Sapatinho da Cinderela, Caixinha com moeda de Dona Baratinha, Coroa do Príncipe Sapo, Fantoches dos Três Porquinhos, capa do Chapeuzinho Vermelho, rosa encantada da Fera, saquinho com as pedrinhas de Joãozinho, coroa de Princesa.
-Temas Transversais
Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.
Pluralidade Cultural: Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas;
Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.
Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística.
-Desenvolvimento:
Das oficinas: Usar material reciclado para confeccionar as fantasias e adereços. Os moldes já serão entregues devidamente riscados e cortados. Os alunos se dividirão em grupos de trabalho e orientados por professora e estagiárias, executarão as atividades estipuladas.
(Algumas peças já se encontravam à disposição da turma, adquiridas anteriormente, pela escola).
Das apresentações das histórias: Propiciar aos alunos um ambiente aconchegante e confortável para conhecer as histórias, observando o planejamento das atividades.
Da teia de histórias: Desafiar os alunos a fazerem o reconto de todas as histórias ao mesmo tempo, numa mistura aleatória de personagens. Fazendo uso do tapete, almofadas, música e incenso, preparar um ambiente propício e agradável.
Colocar no baú as fantasias e acessórias confeccionados e numeradas, afixando na tampa do mesmo, uma lista apenas com o número de peças nele contidas.(Ao colocar as peças , exibi-las novamente às crianças relembrando a quem pertencem, de que história foi retirada, seu uso na história, etc).
Quando todas as crianças estiverem acomodadas no tapete, a professora iniciará a história:
Era uma vez, num bosque rodeado de lindas montanhas, onde dezenas de pássaros cantavam nos galhos floridos das árvores e agitavam suas asinhas num vôo apressado na busca de frutinhas para alimentar seus filhotes a piar nos ninhos. Naquela tarde ensolarada e perfumada de primavera, debaixo de um ipê amarelo, bem ao lado de um límpido lago, encontrei...
Aí a professora toca uma das crianças e ela dirá um número, retirando do baú a peça correspondente, continuando a história com o que lhe remete na lembrança, o objeto vindo do baú.
A criança dará asas a sua imaginação para colocar o objeto ou o personagem sorteado na história, continuará contando um pedacinho, depois tocará outra criança e esta deverá dar seqüência com outro objeto.
A história prossegue até todos os objetos e personagens forem usados ou até quando as crianças permanecerem interessadas.
-Avaliação:
Ao final de cada módulo, professor e alunos farão suas observações e avaliações, oralmente. Terminando por desenharem o que sentiram com as atividades, o que mais gostaram, ou como gostaria...
Bibliografia: BARRIE, J. M..Peter Pan e outras histórias. Rio de Janeiro, Gamma. Histórias da Carochinha. São Paulo, Ática,1987,p.23-
10º e 11º Módulos:
Preparar material de artes para a dramatização das histórias.
Serão duas oficinas de fantoches, máscaras, acessórios e objetos que caracterizam as histórias apresentadas.
Exemplo: maçã da Branca de Neve, máscara do Lobo Mau, chapéu de Bruxa, varinha mágica da Fada, espelho mágico da Madrasta, Sapatinho da Cinderela, Caixinha com moeda de Dona Baratinha, Coroa do Príncipe Sapo, Fantoches dos Três Porquinhos, capa do Chapeuzinho Vermelho, rosa encantada da Fera, saquinho com as pedrinhas de Joãozinho, coroa de Princesa.
-Temas Transversais
Ética: Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade. Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.
Pluralidade Cultural: Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas;
Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.
Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística.
-Desenvolvimento:
Das oficinas: Usar material reciclado para confeccionar as fantasias e adereços. Os moldes já serão entregues devidamente riscados e cortados. Os alunos se dividirão em grupos de trabalho e orientados por professora e estagiárias, executarão as atividades estipuladas.
(Algumas peças já se encontravam à disposição da turma, adquiridas anteriormente, pela escola).
Das apresentações das histórias: Propiciar aos alunos um ambiente aconchegante e confortável para conhecer as histórias, observando o planejamento das atividades.
Da teia de histórias: Desafiar os alunos a fazerem o reconto de todas as histórias ao mesmo tempo, numa mistura aleatória de personagens. Fazendo uso do tapete, almofadas, música e incenso, preparar um ambiente propício e agradável.
Colocar no baú as fantasias e acessórias confeccionados e numeradas, afixando na tampa do mesmo, uma lista apenas com o número de peças nele contidas.(Ao colocar as peças , exibi-las novamente às crianças relembrando a quem pertencem, de que história foi retirada, seu uso na história, etc).
Quando todas as crianças estiverem acomodadas no tapete, a professora iniciará a história:
Era uma vez, num bosque rodeado de lindas montanhas, onde dezenas de pássaros cantavam nos galhos floridos das árvores e agitavam suas asinhas num vôo apressado na busca de frutinhas para alimentar seus filhotes a piar nos ninhos. Naquela tarde ensolarada e perfumada de primavera, debaixo de um ipê amarelo, bem ao lado de um límpido lago, encontrei...
Aí a professora toca uma das crianças e ela dirá um número, retirando do baú a peça correspondente, continuando a história com o que lhe remete na lembrança, o objeto vindo do baú.
A criança dará asas a sua imaginação para colocar o objeto ou o personagem sorteado na história, continuará contando um pedacinho, depois tocará outra criança e esta deverá dar seqüência com outro objeto.
A história prossegue até todos os objetos e personagens forem usados ou até quando as crianças permanecerem interessadas.
-Avaliação:
Ao final de cada módulo, professor e alunos farão suas observações e avaliações, oralmente. Terminando por desenharem o que sentiram com as atividades, o que mais gostaram, ou como gostaria...
Bibliografia: BARRIE, J. M..Peter Pan e outras histórias. Rio de Janeiro, Gamma. Histórias da Carochinha. São Paulo, Ática,1987,p.23-
ProjetoBiblioteca Pública Municipal.
Autora: Professora
Márcia Cristina
Nioaque
MS. Maio de 2012
Introdução
A
informação desde os primórdios da civilização; é a matéria prima do processo de
desenvolvimento do homem e das nações. Hoje, mais do que nunca, a capacidade de
obter informações e gerar conhecimentos é fator fundamental na sociedade
contemporânea onde à informação é poder. No entanto, cada vez mais crescem as
diferenças sociais e econômicas entre os que possuem informação e os que têm acesso
a ela.
Dentro
deste contexto, cabe a Biblioteca Pública, atuar como instituição democrática
por excelênciae contribuir para que esta situação não se acentue ainda maise
que a oportunidade seja oferecida a todos. Assim, a Biblioteca Pública deve
assumir o papel de Centro de Informação e Leitura da Comunidade com esse
objetivo.
Justificativa
Nioaque
– MS é um Município histórico e sua história deve ser preservada. A Biblioteca
é um espaço cultural onde essa preservação é feita. Deve-se ainda integrar a
população a essa informação cultural importante e necessária.
O
Ministério da Educação em 2009 lançou uma Biblioteca em cada Município: “A meta é, até o fim do
próximo ano, zerar o número de municípios sem bibliotecas no país e modernizar
as que já existem. Essas ações integram o programa Mais Cultura e tem como meta
zerar o número de municípios brasileiros sem bibliotecas municipais, além
disso, estamos modernizando as bibliotecas, dentro da ideia de que ela deve ser
um espaço dinâmico, não um lugar só para guardar livros, mas um espaço em que o
protagonismo juvenil pode ser desenvolvido, com horário de funcionamento
ampliado, nos fins de semana e à noite”.
Pretende-se
com este projeto a revitalização da Biblioteca Pública, solicitando um espaço
maior, integração a tecnologia, mais acervos, também é justo uma integração da mesma com as Escolas e
Comunidade. O espaço adequado e confortável será necessário para uma comodidade
maior de quem frequenta a Biblioteca. Mais adiante este Projeto faz uma
explanação de ações que se pretende implantar na Biblioteca Pública Municipal.
A Biblioteca Pública Municipal Dário Pires
Peixoto é uma das forças educativas mais poderosas de que dispõem os
estudantes, professores, pesquisadores e comunidade local.
Publico
Alvo:
A todos que buscam recursos necessários à sua
formação e ampliação de seus conhecimentos gerais e culturais.
Objetivos:
Atender as necessidades reais da civilização
moderna, no que diz respeito à informação.
Servir de instrumento e de difusão cultural.
Preservar os documentos e as informações
neles contidas e possibilitar sua recuperação e divulgação em tempo hábil.
Atender a todos os usuários indistintamente e
estar à disposição de todos.
Ensinar cada usuário o que é saber sobre
Bibliotecas e livros, visando a que ele possa se utilizar com vantagens e obras
de referencia por meios de pesquisa.
Fornecer informações precisas e confiáveis no
momento exato em que sejam solicitados.
Armazenar
e recuperar informações de caráter geral ou específico e coloca-las a
disposição dos usuários.
Promover
e divulgar eventos culturais.
Promover
o amplo acesso à obras literárias, artísticas e científicas já em domínio
público
Contribuir
para o desenvolvimento da Educação e para preservação de nosso patrimônio
cultural dos cidadãos, comunidade e Educação.
Incentivar
a Educação e a Comunidade em geral a reconhecer os atributos essenciaisdas
novas Tecnologias e aumentar continuamente
o seu uso para aprendizagem, sabendo selecionar adequadamente
estratégias e recursos de aprendizagem que melhor ajudarão a alcançar
resultados.
Propiciar
o livre acesso à informação.
Estimulara
participação da população na vida nacional e na vida democrática.
Promover
a difusão e a proteção das culturas nacionais, autônomas e de minorias, tendo
em vista a formação da identidade nacional, como também o conhecimento e o
respeito a outras culturas.
Formar
o leitor crítico e seletivo.
Ser
instrumento de Educação formal e não formal.
Ser
o centro da comunicação, informação, da comunidade.
Promover
exposições, jogos didáticos, exibições de filmes.
Missões
da Biblioteca Pública:
As
seguintes missões básicas relacionadas à informação, alfabetização, Educação e
Cultura devem estar na essência dos serviços da Biblioteca Pública.
Criar
e fortalecer hábitos de leitura nas crianças desde a tenra idade.
Apoiar
tanto a Educação individual e autodidata como a Educação formal em todos os
níveis.
Proporcionar
oportunidades para o desenvolvimento criativo pessoal.
Estimular
a imaginação e criatividade das crianças e dos jovens.
Promover
o conhecimento da herança cultural e apreciação das artes, realizações e
inovações científicas.
Fomentar
o diálogo intercultural e favorecer a diversidade cultural.
Apoiar
a tradição oral.
Garantir
o acesso aos cidadãos, a todo o tipo de informação comunitária.
Proporcionas
serviços de informações adequadas a empresas locais, associações e grupos de in
teresses.
Facilitar
o desenvolvimento da informação e da habilidade, no uso do computador.
Os
serviços devem ser acessíveise devem estar adaptadas as diferentes necessidades
da comunidade em área urbana e rural.
Atrair
a comunidade em geral para a Biblioteca Pública.
Metas
a atingir:
Local
apropriado, com espaço necessário para abrigar a Biblioteca Pública.
Uma
sala para adequar a literatura infantil e que esta sala contenha aparelho de
vídeo e televisão.
Uma
sala para computadores.
Uma
sala para guardar o acervo de livros didáticos e que estes sejam separados por
ano e matéria.
Uma
sala para o acervo específico da Biblioteca Pública
O
acervo deve refletir as tendências atuais e a evolução da sociedade.
O
local da Biblioteca deve possuir bebedouro e banheiro.
Devem-se
buscar doações de livros ou disponibilizar recursos para a compra dos mesmos,
ampliando assim o acervo de que necessita.
Materiais
Necessários:
Acervo
infantil e juvenil
Obras
literárias.
Assuntos
relacionados às escolas, universidades, comunidades em geral.
Acervo
esotérico
Romances
Livros
de autores diversos
Dicionários
atualizados.
Mapas,
revistas
Histórias
infantis.
DVD,
televisão.
Computadores.
Datashow,
impressora e copiadora.
Telefone
e internet
OBSERVAÇÃO: A biblioteca Pública possui
aparelhagem já ligada a internet, a qual pertence ao Projeto de modernização
das Bibliotecas pelo Ministério da Cultura.
Materiais
para escritório.
CDs
e DVD de musicas e filmes adequados para a Biblioteca.
Serviços
Oferecidos:
Empréstimo
de livros
Promoção de leitura
Regras:
O silencio é imprescindível na
Biblioteca, uma vez que é um espaço de leitura e estudo.
É proibido comer no recinto da
Biblioteca
Devolução do livro solicitado
dentro do prazo estipulado.
Serão emprestados 2 volume por
vez.
Os computadores serão utilizados
somente para pesquisa.
Professora
Márcia Cristina da Silva Souza. Responsável pela Biblioteca Pública Municipal
Dário Pires Peixoto. Nioaque MS.
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