Bem-Vindos!!!......

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Utilização pedagógica dos blogs

Utilização pedagógica dos blogs
Um blog é um Web site que facilita a publicação instantânea de postagens (posts) e permite ao leitor dar feedback ao autor, sob a forma de comentários. As postagens estão organizadas em ordem cronológica começando com a mais recente. Um blog requer pouco ou nenhum conhecimento da codificação HTML, e muitos sites de uso livre (sem custo) permitem criar e hospedar blogs.
Blogs oferecem muitas possibilidades para utilização em processos educativos. Por exemplo:
• Estimular os alunos a: escrever, compartilhar idéias, trabalhar em equipe, desenhar, visualizar de maneira instantânea o que eles produzem, etc. A criação de blogs pelos alunos oferece aos professores a opção de exigir processos de síntese, pois ao escrever na Internet, aqueles devem ser oportunos e precisos nos temas que tratam.
• Os professores podem usar blogs para se aproximar dos alunos de novas maneiras, sem ter que limitar a sua interação exclusivamente para a sala de aula. Por exemplo, a publicação de materiais; permitir acesso imediato às informações ou recursos para realizar os projetos e as atividades da aula, otimizando o tempo. Ele também oferece aos alunos a oportunidade de melhorar o conteúdo acadêmico, enriquecendo-o com elementos multimídia, tais como vídeos, sons, imagens, animações e outros.
• Para um professor ou instituição educativa, os blogs podem se tornar uma ferramenta para se comunicar com toda a comunidade educativa, informar os pais e/ou responsáveis sobre o aluno ou a instituição. Outro recurso são os jornais estudantis digitais, que podem ser executados em um blog, economizando custos de impressão e distribuição.
• Os blogs também oferecem ao professor facilidades para criar, visualizar, atualizar e compartilhar com outros colegas seu próprio banco de projetos de aula e de atividades.
A facilidade com que se criam e alimentam os blogs torna-os muito chamativos, porque graças a assistentes e templates (modelos), não precisamos nos concentrar na execução técnica, mas nos conteúdos e materiais a publicar. Isso permite que qualquer professor ou aluno, independentemente da área acadêmica, possa gerar recursos e conteúdos de temas educativos, sem ter que instalar as aplicações ou ter conhecimento de programação.
Um aspecto que deve ser considerado pelos professores relativamente à utilização pedagógica dos blogs, é a clara definição dos objetivos de aprendizagem que pretendem atingir com atividades que envolvam sua utilização. Além disso, devem planejar em detalhes as atividades que irão realizar.

Professora Márcia Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário